A Prefeitura de Jacareí confirmou na manhã desta sexta-feira (22) a morte de uma menina de dois anos por febre maculosa no último mês.

Em nota, Diretoria de Vigilância à Saúde informou que a criança foi picada por um carrapato. Vítimas podem ter problemas respiratórios e manchas vermelhas pelo corpo. A criança foi internada na UTI do Hospital São Francisco no último mês.

Após diagnóstico, foram feitas colheitas de sangue para exames para confirmar ou não a suspeita. A administração municipal conclui afirmando que lamenta a morte e que continua cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, não foi informado o número de casos de febre maculosa na cidade.

A febre maculosa brasileira, também conhecida como febre do carrapato, febre maculosa das montanhas rochosas, febre petenquial e tifo transmitido pelo carrapato estrela, é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato.

Geralmente, a febre maculosa é mais comum durante os meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, sendo necessário estar em contato com o carrapato entre 6 a 10 horas.

febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos  após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Carrapato estrela - causador da Febre Maculosa
Carrapato estrela – causador da Febre Maculosa

Sintomas de febre maculosa

Os principais sintomas de febre maculosa incluem:

  • Febre acima de 39ºC e calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Conjuntivite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia e ador abdominal;
  • Dor muscular constante;
  • Insônia e dificuldade para descansar;
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pes;
  • Gangrena nos dedos e orelhas;
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Além disso, após o desenvolvimento de febre é comum o desenvolvimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Os sintomas de febre maculosa podem ser difíceis de identificar e, por isso, sempre que existe suspeita de estar desenvolvendo a doença é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.

O diagnóstico pode ser feito com exames como hemograma, que evidencia anemia, trombocitopenia e redução do número de plaquetas. Além disso, o exame das enzimas CK, LDH, ALT e AST também são indicados.
Fontes: Jornalística e Técnica

One thought on “Febre Maculosa mata criança em Jacareí

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *